O BHB Festival, que será realizado de 29 a 30 de outubro, abordará inovação, ciência e as colaborações estratégicas fundamentais para moldar o mercado nacional, com a apresentação de dados e cases inéditos
São Paulo, outubro de 2024 – A indústria de alimentação saudável está ganhando uma fatia de mercado cada vez maior no país, com aumento no consumo de suplementos, snacks mais nutritivos e bebidas funcionais. O avanço se deve a preocupação dos consumidores com a saúde integrativa, uma vez que os cuidados com alimentação foram apontados como um dos principais aliados na prevenção de doenças. Melhorar a qualidade de vida está entre as prioridades desse novo consumidor, que busca por uma alimentação mais nutritiva. O crescimento e o futuro desse mercado serão amplamente abordados no principal fórum de conhecimento do setor, o BHB Festival 2024, que ocorre de 29 a 30 de outubro em São Paulo (SP), realizado pela Francal, referência em ecossistemas para eventos, e a Equilibrium, consultoria especializada em inovação para saúde e nutrição.
Trata-se de um mercado que promete movimentar a economia nacional ao longo dos próximos anos. Segundo as projeções mais recentes da Euromonitor Internacional, o setor de alimentos saudáveis no Brasil deve registrar crescimento de 27% até 2025. A nova rotulagem nutricional implementada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2023, também reforça esse movimento, uma vez que contribui para que grande parte da população entenda melhor o que consome. Em sua 14ª edição, o BHB Festival busca refletir, por exemplo, o avanço do consumo de snacks saudáveis e bebidas funcionais.
Cada vez mais apressados e sem tempo, os consumidores modernos passaram a incluir em sua rotina alimentar o consumo de snacks, ou seja, pequenas porções de comidas industrializadas, para sobreviverem à correria do dia dia e às longas jornadas de trabalho, em um fenômeno chamado de snackficação das refeições. Esse dado, associado ao crescimento da alimentação saudável no país, fez com que a indústria começasse a produzir snacks mais sofisticados, isto é, menos calóricos, mais saborosos e nutritivos, para esse público exigente. Segundo a Mintel, as inovações em snacks no Brasil (novos produtos, excluindo novas embalagens) cresceram 45,5% nos últimos 10 anos. Um ponto crescente é a indulgência e a imitação de ícones mais calóricos em versões sem açúcar, com proteínas, como os alfajores e cookies.
Nesse contexto, as bebidas funcionais também ganham protagonismo, pois passam a oferecer benefícios que vão além de saciar a sede, redefinindo a forma de se hidratar. O mercado global de bebidas funcionais deve atingir, até 2026, cerca de 249,5 bilhões de dólares, de acordo com o Euromonitor Internacional. Uma das grandes tendências hoje são as bebidas feitas com “cafeína limpa”, assim chamados os estimulantes naturais. Há também as bebidas que auxiliam a melhorar o sono, para uma outra ocasião de consumo. Já as bebidas funcionais com foco na saúde intestinal, com a adição de fibras prebióticas e nutrientes probióticos, miram os 30% da população que sofre com constipação do intestino, por exemplo. Ou seja, há inovações que proporcionam sabor e bem-estar e há bebidas ricas em nutrientes, que de fato auxiliam na qualidade de vida do consumidor.
Essas e outras tendências, responsáveis pelo crescimento dessa categoria de alimentos e bebidas, serão discutidas amplamente no BHB Festival. O evento conecta os principais players nacionais e internacionais do mercado para realizar parcerias estratégicas que promovem transformações de longo prazo no setor de alimentos e bebidas saudáveis no Brasil. “Nos encontros apresentamos cases e estudos científicos atuais que inspiram novas criações e formulação de novos ingredientes neste segmento, posicionando o BHB como um ponto de encontro essencial para discutir essas tendências e inovações em alimentos e bebidas”, explica Cynthia Antonaccio, fundadora e CEO da Equilibrium.
O BHB Festival 2024 apresentará tendências, cases de sucesso, inovações em ingredientes e produtos, e estudos inéditos. Reunidos, especialistas e marcas promoverão debates sobre o desenvolvimento sustentável da indústria, bem-estar e um estilo de vida saudável. No segundo dia do evento, pela tarde, o público conta com o “Fórum Categorias em Ascensão e Estratégias Vencedoras”, que abordará a assuntos como a ascensão da snackficação, os desafios na produção dos chocolates, a nova era das bebidas, o varejo verde, estratégias para as novas marcas de alimentos e bebidas. Entre os palestrantes, já estão confirmados: Álvaro Gazola (CEO da Vida Veg), Ana Paula Seixas (CEO do Grupo Mundo Verde), Gustavo Negrini (fundador da E4), Mônica Buava (presidente da Sociedade de Vegetarianismo Brasileira – SVB), Priscila Ariani (diretora de Marketing da Scanntech Brasil) e Victor Wanderley (CEO da Sucos Tial).
O evento será dividido entre os palcos BHB IN (Inovação e Negócios) e o Summit, em dois dias de programação intensa. Voltado para profissionais do marketing e P&D, empresários e especialistas interessados, o BHB IN terá palestras que prometem moldar as próximas tendências do mercado. Pautas sobre sustentabilidade, futuro da alimentação, ingredientes inovadores, panorama do mercado de alimentos, biotecnologia, crescimento dos suplementos no Brasil, varejo verde, nova era das bebidas, ascensão da snackficação e saúde integrativa terão destaque no palco. Já o Summit, direcionado para profissionais da saúde, médicos e nutricionista, convidados, abordará as descobertas científicas mais recentes, avanços tecnológicos e práticas inovadoras que estão transformando a saúde e o bem-estar.
Sociedade Francal & Equilibrium
Essa edição do BHB Festival marca a consolidação da sociedade entre a Equilibrium e a Francal, anunciada em abril deste ano. Juntas, as empresas prometem revolucionar o mercado, ampliando a colaboração na indústria de alimentos, a fim de incentivar o crescimento do setor, proporcionar maior acesso aos produtos e promover a oportunidade de negócios. De acordo com projeções mais recentes da Euromonitor Internacional, o setor de alimentos saudáveis no Brasil deve registrar crescimento de 27% até 2025. O segmento cresceu 33% em cinco anos e faturou R$ 100,2 bilhões em 2020.
Para Valeska Ciré, head de produtos da Francal, a sociedade com a Equilibrium impulsiona a cadeia do setor de nutrição e traz ainda mais credibilidade ao evento. “A combinação da credibilidade e da solidez da Francal aliada à inovação e foco em conteúdo com expertise em B2B da Equilibrium irão atrair um público diversificado e altamente qualificado, resultando em oportunidades de negócios valiosas, alcançando um público decisor na indústria alimentícia e de suplementos wellness, bem-estar e estilo de vida saudável”.
A união dessas duas potências será uma verdadeira alavanca para o segmento de alimentação saudável. “Ao somarmos a experiência da Francal em eventos de renome internacional no setor orgânico e natural – como a Bio Brazil Fair e Naturaltech – com a expertise da Equilibrium em conhecimento da indústria de ingredientes, curadoria e conteúdo e a proposta inovadora do BHB Food, estamos criando um ambiente único para profissionais e empresários do ramo”, completa Cynthia, da Equilibrium.
SERVIÇO
BHB Festival 2024
● Data: 29 e 30 de outubro de 2024
● Horários: Das 8h às 18h
● Local: Expo Center Norte (Salas Cantareira)
● Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo, SP
● Inscrições: https://bhbfestival.com.br/inscricoes/
● Mais informações: https://bhbfestival.com.br/
Sobre o BHB Festival
O BHB Festival é um ponto de encontro entre ciência e inovação, reunindo os maiores especialistas do mercado de alimentos, bebidas e suplementos. Em sua 14ª edição, reúne profissionais e empresas inovadoras, para trocarem conhecimento e realizarem novos negócios. O evento é composto pelo BHB IN (Inovação e Negócios), um congresso para profissionais do marketing, P&D, empresários e especialistas interessados, e o Summit, um congresso para profissionais de saúde convidados. Já o FoodHub é um espaço destinado a startups que podem expor seus produtos e fazer networking com grandes players da indústria.
Sobre o BHB
O ecossistema BHB (Building Healthier Brands) pertence ao grupo Equilibrium e busca levar mais saudabilidade para o mercado de food no Brasil, revolucionando o cenário de suplementos, alimentos e bebidas. A empresa adota uma estratégia de conteúdo inovadora, mergulhando no universo “phygital” para impulsionar a comunicação e a geração de negócios no setor. O objetivo do ecossistema é ser o ponto de encontro de profissionais que estão em busca de soluções que auxiliem nos desafios de inovação, marketing e desenvolvimento de produtos das indústrias de alimentos, bebidas e suplementos.
Sobre a Francal
Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é a maior e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional e um ecossistema completo para eventos que une uma extensa variedade de produtos ou serviços em um local único, e que simplifica a jornada do nosso cliente. Os negócios originados pelos 15 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil. Somos a maior.