O turismo da África do Sul segue com forte ritmo de crescimento no Brasil após o retorno dos voos diretos, e espera terminar o ano de 2024 com 70% dos números pré- pandemia
Em maio de 2024, o aumento de mais de 200% chamou a atenção do South African Tourism (SAT), órgão que cuida do turismo do país para o mundo. A medida segue na trilha do aumento contínuo desde a reabertura do mercado. Em abril de 2024 a África do Sul registrou quase 150% de aumento no número de brasileiros chegando ao país para fazer turismo. Março ficou com 130%, fevereiro com 145% e, se voltarmos até novembro de 2023, o aumento foi de 134%. Em 2023, o crescimento total foi de mais de 74%, e deve-se considerar que os voos diretos voltaram apenas no final de outubro daquele ano.
Os dados impressionam, mas não surpreendem quem está há mais de 20 anos atuando para que a África do Sul seja percebida como o grande destino turístico que é.
“Nosso trabalho é seguir promovendo a África do Sul como destino turístico no Brasil. Por isso, depois do retorno dos voos diretos e dos expressivos aumentos de chegadas de brasileiros por lá, a SAT revolveu investir ainda mais pesado para 2024/2025, onde vamos produzir uma série de eventos e ações ao longo do ano”, diz Tati Isler, Representante da SAT no Brasil pela TI Comunicações.
Tati também listou alguns eventos que já estão no calendário da SAT: “Vamos fazer o tradicional Trade Show, onde produtos e serviços sul-africanos desembarcam em terras brasileiras e fazem apresentações para agências e operadoras; a semana da África do Sul no Brasil; a produção de um novo mural, como o feito em 2018 em homenagem a Nelson Mandela no Minhocão, que deve virar um novo ponto turístico em São Paulo; o evento especial e anual para trade e mídia que acontece sempre no começo do ano, entre outras iniciativas que visam promover esse destino tão incrivelmente atraente para brasileiros”.
Além de todas essas ações, o Turismo da África do Sul está preparando também uma nova campanha para reforçar os pontos mais relevantes do destino que precisam chegar ao conhecimento dos brasileiros.
Diogo Caldeira, Gerente de Comunicação da TI Comunicações e da SAT no Brasil, reforça: “Vamos fazer uma campanha pra mostrar que a África do Sul está mais atraente do que nunca para os brasileiros, com 7 voos semanais, sendo 3 da Latam e 4 da South African Airways, e um deles com duração de apenas 7h30 para Cape Town – é mais perto do que sair de São Paulo e voar para Miami. Nossa ideia é fazer também campanhas cooperadas com as duas companhias aéreas para aumentar o número de venda de bilhetes”.
Caldeira ainda fala sobre a recente alta do dólar: “Temos que lembrar também que o brasileiro não sofre tanto com a alta do dólar quando pisa em terras sul-africanas, pois o Rand, moeda local, é desvalorizada frente ao Real, cada Real vale mais do que 3 Rands, o que oferece ao brasileiro um ótimo custo benefício na hora de pagar restaurantes, passeios, compras e todas as despesas do dia a dia no país.”
“Como se tudo isso já não fosse bastante, estamos fazendo também muitos treinamentos em agências e operadoras para aumentar o conhecimento dos agentes sobre a África do Sul. Os agentes são peça chave dessa equação, pois são aqueles que estão na linha de frente, falando diretamente com os clientes e que precisam estar atualizados na hora de vender o destino”, diz Marcelo Marques, Gerente de Relações com o Trade para a SAT no Brasil.
Marques finaliza dizendo:
“Nosso momento não poderia ser melhor, com todo esse crescimento acontecendo mês a mês, ainda teremos o reforço de mais 2 frequências da Latam a partir de outubro, oferta que vai nos ajudar a alcançar os números de chegada pré-pandemia o quanto antes”.