O arquiteto boliviano Eduardo Baldelomar fala sobre a ótica que projetou para garantir conforto e uma experiência autêntica aos visitantes da CASACOR SP 2024
Com o passar do tempo, os espaços comerciais deixaram de ser um simples local de exposição de produtos para se tornarem uma experiência muito mais completa e acolhedora. A ideia não é mais apenas vendar algo, mas proporcionar uma jornada autêntica por dentro dos conceitos e propostas da marca.
Este tipo de estratégia, além de fidelizar o cliente, que se sente melhor no espaço, também valoriza o potencial humano das equipes envolvidas no trabalho. Neste cenário, empresas líderes, como as grandes startups, passaram a apostar em um novo estilo de decoração para proporcionar personalidade e humanização.
De acordo com o arquiteto Eduardo Baldelomar, nos tempos atuais inauguramos uma visão diferente na hora de projetar, com mais foco no conceito ou mensagem do que no próprio produto, onde o ambiente reforça a ideia que cada peça transmite. É o caso do Ceiba Bamba, ótica de 54 m² na CASACOR São Paulo 2024, em que o profissional boliviano trouxe a inspiração da natureza exuberante de seu país para tornar o espaço comercial uma experiência de bem-estar e conexão com o meio ambiente.
Em sua segunda passagem pela edição paulistana, reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas, Eduardo pensou em acessibilidade e sustentabilidade para que todas as pessoas possam desfrutar da experiência sem qualquer limitação. Além do foco no uso consciente de materiais que não sejam invasivos com o planeta.
O pórtico de ingresso ao ambiente é marcado por um mural de grande dimensão, assim como outra peça ao fundo, ambos desenhados por Eduardo Baldelomar e construídos em mosaico com cerâmica reciclada pelo artista e engenheiro químico, também boliviano, Andrés Fenix. As criações protagonizam o espaço marcado pela multiplicidade de cores, pelas formas orgânicas e pelos jogos com a iluminação.
No interior da ótica, o arquiteto selecionou um sofá articulado, disposto na área central, em busca de ampliar o conforto, além de duas estações de trabalho ao fundo. “Embora os clientes estejam num espaço comercial, nossa intenção é deixá-los tão confortáveis como na sala de estar de suas residências”, explica o arquiteto.
As cores, texturas, iluminação, arte e conforto completam a aura humanizada do projeto. A nuance da madeira em contraste com as cores verde e rosa (que lembram a flor e a árvore ceiba camba), as texturas lisas e o relevo do mosaicismo, a iluminação necessária nas prateleiras e escurecer dentro da loja, as obras de arte na entrada e o fundo em grande formato, juntamente com detalhes que fazem a produção total, e finalmente o mobiliário de design de assinatura com o conforto necessário garantem que os visitantes queiram ficar mais tempo para apreciar os produtos.
“Uma boa comunicação entre o designer e a marca é importante para que o resultado do projeto transmita todos os aspectos importantes que dão valor aos produtos”, finaliza Eduardo.
Com o tema “De presente, o agora”, a CASACOR SP 2024 acontece de 21 de maio a 28 de julho de 2024, no histórico edifício do Conjunto Nacional.
SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024.
Horário de funcionamento do evento:
Terça a Sábado das 12h às 22h.
Domingos e Feriados das 11h às 21h.
Horário bilheteria: Terça a Sábado das 12h às 20h.