O ovo quebrou em 2015, chocado por Mariana Pinhal, Gustavo Parizzi, Wellinton Ribeiro e Lívia Cardia. Nosso bloco surgiu de uma reunião de amigos apaixonados por música. Antes de tudo tínhamos um coletivo musical, chamado Sarau Tradição. Do gosto e simpatia pelas marchinhas carnavalescas surgiu a ideia do bloco, tendo como referência as marchinhas do famoso carnaval de São Luís do Paraitinga, cidade do interior do estado de São Paulo, e as nossas tradições brasileiras. Eis que nasce o Bloco do Binguelo para levar alegria e diversão para as ruas de São Paulo. Também garimpamos belezuras da música popular brasileira para colocar na rua em ritmo de folia e fazer o povo pular.
Neste mesmo ano estreamos na folia na praça Benedito Calixto. Com pouca estrutura, mas muita animação, o Binguelo abriu as asas para chamar a atenção naquele ano e partir de 2016, seguindo o direcionamento alinhado com a comissão de carnaval da prefeitura de São Paulo daquele ano, passamos a desfilar na Rua Mateus Grou em Pinheiros, percorrendo seis sonhos de carnavais, ano após ano, com exceção dos dois anos tristes de pandemia e 2018 que não desfilamos, por conta do nascimento do primeiro filho do casal fundador bem na terça de carnaval, no total de 8 desfiles no pré-carnaval e carnaval. Geralmente contamos com 20 a 25 membros no Bloco, entre bateria e harmonia. Uma vez abrigados na Mateus Grou, organizamos os carnavais sempre envolvendo a associação de moradores, fazendo um cortejo alegre com aqueles que ali residem e garantindo os cuidados com o espaço que utilizamos!
Somos uma grande família de amigos, e por isso nosso público alvo são foliões dispostos a cair na folia das famosas marchinhas de uma maneira saudável e alegre. Nestes quase dez anos de Bloco do Binguelo, percebemos um público diverso em idade, gênero e cor. Nosso desfile tem a característica de começar totalmente convidativo para as crianças, seus papais e avós, que no final se transforma em uma clima de ir atrás do trio elétrico.
O nome surgiu de uma palavra coringa muito popular entre nós, amigos. Em seguida, a palavra veio como solução para o nome do bloco, e depois criamos o mascote do bloco: um franguinho, o próprio Binguelo, malemolente e swingueiro, que fugiu da granja para vir pular o carnaval na cidade grande.
O Bloco não conta com nenhum tipo de patrocínio. Todas as despesas como aluguel de estúdio para os ensaios, manutenção dos instrumentos da bateria, aluguel de carro de som, segurança e isolamento da bateria do bloco, entre outras, ficam por conta dos componentes do grupo. Também vendemos alguns produtos personalizados com a marca do bloco, como camisetas e abadás, e também eventos ao longo do ano para custear a folia do Carnaval.
Esperamos muita criatividade, muita fantasia, muita gargalhada e música boa. Esperamos todo o povo cantando junto conosco, inundando a Rua Mateus Grou de alegria e diversão! Que as crianças possam brincar, que os idosos possam estar com a gente, que a nossa juventude e felicidade possa estar presente e forte para mostrar que as marchinhas não morreram e podem fazer um lindo e animado Carnaval.
Esperamos um verdadeiro DESBUNDE, COMO SE ISSO FOSSE A COISA MAIS NORMAL!
Instagram: @blocodobinguelooficial
Bloco do Binguelo
Pré-Carnaval vai desfilar em Pinheiros, no sábado dia 03/02/2024.
Início da concentração às 14:00 e dispersão às 19:00.
Trajeto: Rua Mateus Grou, do nº 600 até nº 159.