
O Sesc 14 Bis apresenta em maio programação que abrange música, esporte, sustentabilidade e atividades infantis, garantindo diversão e conhecimento para todas as idades. Com atrações que vão desde shows de grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho e Leci Brandão, até eventos esportivos como o Dia do Desafio, com corridas, pentatlo e treinos de alta intensidade, o espaço agita a região da Bela Vista. A agenda ainda inclui debates sobre agricultura urbana, oficinas sustentáveis e atividades lúdicas para crianças, como a Semana Mundial do Brincar, além de encontros literários e apresentações de música erudita com a Orquestra Sinfônica Heliópolis com regência do maestro Isaac Karabtchevsky. Uma verdadeira celebração da diversidade artística e do bem-estar, o Sesc 14 Bis é destino certo para quem busca experiências enriquecedoras nesse mês.
O Dia do Desafio será marcado por uma série de atividades que convidam à prática de exercícios físicos e de diferentes modalidades, incluindo a Corrida de Regularidade no dia 28/5, que combina corrida e caminhada, habilidades em cartografia e curiosidades históricas e arquitetônicas através de um percurso turístico-cultural pela região onde o Sesc 14 Bis está inserido. Para os amantes de esportes, destaque para a Vivência de Pentatlo (25, 28 e 31/5), que permite ao público experimentar cinco modalidades do atletismo em formato de circuito, e as aulas de Power HIIT (27 a 30/5), com treinos intervalados de alta intensidade para melhorar o condicionamento físico. Já o Desafio Funcional (28/5) promete testar limites com exercícios em equipe que trabalham força, velocidade e resistência.
A programação de música traz atrações como o show Só Caetano com Paula Morelenbaum, Jacques Morelenbaum e Moreno Veloso (1 e 2/5), que revisita o repertório tropicalista de Caetano Veloso. A cantora Rosa Passos se apresenta nos dias 8 e 9/5 com o show Suíte Brasileira, enquanto Linn da Quebrada encerra a turnê do álbum Trava Línguas nos dias 10 e 11/5. Planta e Raiz chega com muito reggae e seus maiores sucessos, nos dias 17 e 18/5.
A música clássica terá destaque com a apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky no dia 16/5. Considerada uma das principais orquestras jovens do país, o grupo traz um repertório que mescla clássicos eruditos com composições contemporâneas, demonstrando a excelência de seus músicos formados no projeto social do bairro de Heliópolis. Ainda no teatro Raul Cortez, o AmabileDuo (17 e 24/5) encanta com harmonias de harpa e flauta, enquanto Leci Brandão (24 e 25/5) apresenta seus maiores sucessos na Virada Cultural.
O final de maio reserva shows imperdíveis como Zé Manoel apresentando o álbum Coral com participações especiais de Luedji Luna (29/5) e Alessandra Leão (30/5). O grupo Cesar y La Pachanga (31/5) aquece o público com ritmos latinos, enquanto o lendário Grupo Um celebra 50 anos de carreira com seu jazz vanguardista no mesmo dia. Para os amantes da música regional, Elba Ramalho (20 a 22/5) apresenta um repertório energético de forró e ritmos nordestinos.
A Feira Agroecológica acontece aos domingos na Pracinha da entrada da unidade, com destaque para o debate Agricultura e Direitos Humanos no dia 4/5, com a agricultora Rosângela dos Santos discutindo a proteção de nascentes urbanas. A programação de meio ambiente inclui ainda oficina de produção de mudas (18/5) e impressão botânica (25/5), promovendo a conexão com a natureza.
A Semana Mundial do Brincar (24/5 a 1/6) traz atividades especiais como o Concerto Cênico de Cirandas para Bebês (24 e 31/5), que une música clássica e cirandas populares, e a Máquina de Fazer Poemas (25/5 e 1/6), intervenção lúdica que transforma palavras em versos. Contações de história como A Arca de Ébano (10 e 17/5) celebram a cultura afro-brasileira de forma divertida e educativa.
As atividades com foco nas pessoas idosas têm opções como Música traz Recordações, que resgata canções de várias épocas (terças e quintas, de 6 a 27/5), Nos tempos da brilhantina (quartas, de 7 a 21/5), que coloca todo mundo para dançar ao som das músicas dos anos 50 e 60 e oficinas de Kokedama (8/5), ensinando a técnica japonesa de cultivo em musgo e Terrário (15/5), que ensina os participantes a criarem seu próprio ecossistema em um recipiente fechado.
Em literatura, o Clube do Livro (27/5) discute a obra Tese sobre uma domesticação, da argentina Camila Sosa Villada. Em Tecendo com textos: histórias e lágrimas (14/5), o escritor Stefano Volpi, a podcaster Natália Souza e o psicólogo e escritor Lucas Veiga conversam sobre o ato de chorar, suas potências e dificuldades. No dia 28/5 é a vez do lançamento do livro Sérgio Cardoso: ser e não ser, das Edições Sesc, onde Jamil Dias, Ligia Cortez e Ubiratan Brasil conversam sobre a vida e obra do ator, com ênfase em sua passagem pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).
Para ficar por dentro da programação completa de maio, consulte o site https://www.sescsp.org.br/unidades/14-bis/ e acompanhe as redes sociais do Sesc 14 Bis, no Instagram e Facebook.