Arte e Cultura

ARTE E GASTRONOMIA TRANSFORMANDO A VIDA PARA MELHOR

O evento gratuito que reúne shows, atrações infantis e palestras com personalidades da gastronomia.

Dia 19 de outubro no Parque Villa Lobos

Com o lema “arte e gastronomia transformando a vida para melhor”, o Comgás Transforma acontece no dia 19 de outubro, das 10h às 19h, no Parque Villa-Lobos, propiciando uma programação diversificada com entrada franca.

Grandes nomes da música compõem a programação musical desta 5ª edição. O violonista Yamandu Costa, Simoninha, a dupla Cavalo e Panda eo grupo Trítony. A criançada será contemplada com as contações de histórias ilustradas do grupo Cia do Liquidificador, além de atividades como pintura facial artística e oficina de arte e sustentabilidade com material reciclável.

A gastronomia é contemplada com a participação de grandes chefs, que irão compartilhar gastronomia e cultura com aulas-shows. Entre as personalidades do segmento está Bela Gil, o chef francês Olivier Anquier, João Diamante, Gui Cardadeiro.

Para participar das palestras é preciso realizar a inscrição a partir do dia 14/10, no site do evento. Vagas limitadas.

Atrações Musicais

Crédito Rodrigo Lopes

Yamandu Costa Trio

A palavra “recanto” carrega o significado de ser um lugar íntimo, querido, que remete Yamandu Costa à suas origens, à sua querência: o Sul do Brasil e nome deste atual trabalho.

Nada mais justo que usá-la como nome para esse concerto, onde o violonista convida seus amigos próximos, também gaúchos, Guto Wirtti e Ernesto Fagundes para reviver grandes momentos de suas histórias e memórias afetivas.

Por coincidência, o trio divide a mesma vivência: todos são de famílias de artistas, e quando se encontram, a música floresce. 

No repertório, músicas que trazem boas lembranças, com composições do próprio Yamandu, que carregam esse universo sulista. 

Recanto também dá nome ao álbum que Yamandu Costa lançou em *2017* junto a esses dois artistas. 

Guto e Yamandu já se aventuraram juntos em muitos trabalhos, são parceiros de muitos anos. De muito prestígio e músico renomado, Guto Wirtti já subiu ao palco com grandes nomes da música brasileira, além de ser um exímio compositor, inclusive em parcerias com Yamandu Costa. Ernesto Fagundes faz parte de uma família muito conhecida e tradicional do Rio Grande do Sul, Os Fagundes. Percussionista virtuoso, tem o dom de parar o tempo quando toca seu bombo-legüero: é um mensageiro da música do Sul para o mundo, além de um excelente compositor. Sua amizade e parceria com Yamandu também é de longa data.

Recanto promete trazer o que é de mais íntimo na história desses três artistas, transparecendo a verdade, a amizade e a cumplicidade deles através da música.

Crédito Rafhael Ianni

Simoninha

 Músico, intérprete, compositor, produtor e diretor musical, Wilson Simoninha cresceu ao som da música brasileira, da qual seu pai, Wilson Simonal, foi um dos maiores expoentes. Sua trajetória artística de sucesso inclui várias turnês internacionais pelos Estados Unidos, Europa e Ásia, e em todas as regiões do Brasil.

Simoninha foi diretor artístico do selo Trama, importante gravadora independente brasileira. E desde 2016 é o diretor musical do programa “Domingão”, na TV Globo – antes “Domingão do Faustão” e agora “Domingão com Huck” – um dos mais populares da TV no Brasil. Produz e realiza trabalhos solo e também projetos paralelos, com outros artistas, como, por exemplo, “O Baile do Simonal” e “Os Filhos dos Caras”.

Ele está à frente da produtora de som S de Samba, em sociedade com Jair Oliveira, onde já criou grandes sucessos do universo das trilhas musicais para publicidade, como “Mostra Sua Força Brasil”, para o Banco Itaú, e “Vem Pra Rua”, para a Fiat, entre vários outros. A produtora tem premiações em diversos dos mais importantes festivais de criatividade do Brasil e do mundo, como, por exemplo, o Cannes Lions.

Em 2018, Wilson Simoninha ganhou no festival de Gramado um Kikito, juntamente com seu irmão, Max de Castro, por Melhor Trilha Sonora para o longa-metragem “Simonal – O Filme” (Netflix), que conta a história de seu pai e de sua família. Com o mesmo longa, arrebatou o troféu Grande Otelo para Melhor Trilha Musical no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2020.

Em setembro de 2019 lançou, também com seu irmão Max de Castro, o “Novo Baile do Simonal”, com participações de Jorge Ben Jor, Maria Rita, Kell Smith e Mano Brown em apresentações memoráveis.

Assinou as duas edições do programa “Falas Negras”, 2020 e 2021, da TV Globo, e é produtor artístico do documentário “Chic Show” (Globoplay, 2023). Em 2022 fez sua oitava participação no Rock in Rio (festival onde se apresentou em seis edições no Brasil, uma em Portugal e uma em Las Vegas).

Simoninha também atua em diversas causas sociais. Um bom exemplo é o Instituto Baccarelli, dirigido pelo maestro Edilson Ventureli. Durante a pandemia, eles criaram em parceria a série “Heliópolis & Simoninha Convidam”, na qual Simoninha assina a curadoria. Com esta série, desde 2020 ele e a orquestra dividem palcos com grandes nomes da música brasileira, como Fernanda Abreu, Paula Lima, André Frateschi, Zé Ricardo, Péricles e Tony Garrido, entre outros. A temporada 2023 conta com cinco concertos que estão sendo realizados no Teatro B32, em São Paulo.

É ainda um dos fundadores e o diretor musical do bloco de Carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta, o maior de São Paulo. Criado em 2009, representa uma das peças fundamentais do nascimento da nova era do carnaval de rua paulistano.

Desde março de 2023, Wilson Simoninha é diretor vogal da UBC – União Brasileira de Compositores.

Em junho de 2023, durante o Festival Cannes Lions, Wilson Simoninha e o Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em acontecimento histórico, se apresentaram pelas ruas de Cannes – na Croissete, em frente ao Hotel Martinez – e também em um dos espaços do evento, no terraço do Palais des Festivals, com a participação do cantor convidado e sócio de Simoninha na S de Samba, Jair de Oliveira.

Já no último mês de julho, Wilson Simoninha foi diretor artístico do Best New Artist Showcase, evento organizado pelo Grammy Latino. Com Clarissa e Giulia Be – ambas indicadas ao Grammy Latino na categoria Melhor Artista Revelação em 2022 e 2021, respectivamente – e a cantora Maria Rita, vencedora da categoria Melhor Artista Revelação em 2004, o evento foi realizado no Espaço Priceless localizado no centro histórico de São Paulo.

Em “Mussum – O Filmis”, grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2023 – com lançamento em 2 de novembro –, Wilson Simoninha participa da abertura com a canção “Os Meninos da Mangueira”, de Ataulpho Alves Júnior. Ainda em “Mussum – O Filmis” faz pequena atuação interpretando o jogador Garrincha.

No momento, Simoninha faz a direção geral e concepção do Festival PDDM – Por Dentro da Música. Entre 15 de setembro e 29 de outubro, no Teatro Unimed, em São Paulo, a série de shows reúne talentos como Roberto Menescal, Kell Smith, Henrique Portugal, Tony Gordon, Claudio Zoli, Tuto Ferraz, Pretinho da Serrinha, Max de Castro, João Sabiá, Jair Oliveira, Paula Lima, Pedro Mariano, Camerata Filarmônica de Heliópolis, Fejuca, Liniker, Will Sant, Tom Ribeira, Banda AL9 e o próprio Wilson Simoninha. Intimista, as apresentações revelam curiosidades sobre artistas e música.

O artista também trabalha na produção de novo disco de inéditas, ainda sem previsão de lançamento. Sempre se reinventando, Simoninha é sinônimo de profissionalismo e alegria.

Crédito Recufe

Cavalo e Panda

Cavalo e Panda” é uma dupla de música instrumental “animal” com uma proposta diferente, levar além de música de qualidade, um espetáculo com encenação, comédia e interação com o público.

O jogo de cintura capaz de envolver cada espectador no show, vem das raízes da banda. Formada em 2012, começou nas ruas de São Paulo para participar do processo de democratização da cultura em uma das capitais mais artísticas do mundo. Foi nesse contexto da arte urbana e contato com as diferentes pessoas que ocupam a cidade, que as personalidades únicas do Cavalo Beats e Panda Sax foram moldadas.

Grandes parcerias fizeram Cavalo e Panda ampliar seus horizontes. Desde pequenos negócios locais, até grandes multinacionais como Facebook, Google, YouTube, Netflix, Adobe, Globosat, Ben&Jerry’s, MC Donalds’s, Budweiser, Toyota, BMW, Ford, XP Investimentos e Philips, descobriram como inovar em seus eventos para satisfazer clientes, recompensar sua equipe ou promover um novo produto.

Fora do mundo dos negócios, a dupla participa dos momentos mais pessoais e memoráveis, levando muita diversão para casamentos e festas universitárias, por exemplo, sem perder a sofisticação.

Além de eventos particulares, Cavalo e Panda também marca presença nos principais festivais de música do país, incluindo um dos maiores do mundo, o Rock in Rio, em 2015, 2017 e 2019. Seguindo seus valores iniciais de acessibilizar música a todos, a banda sempre participa de festivais culturais como a Virada Cultural Paulista e o Circuito Sesc de Artes e locais como o João Rock, Forró da Lua Cheia e FAM Festival. Os animais conquistaram público em todas as regiões brasileiras, com shows em mais de 100 cidades de 13 estados. Para além das fronteiras, a banda se apresentou em Lima no Peru e em 7 cidades da Itália.  

Crédito Duda Kling

Trítony

Trítony é um grupo feminino instrumental que destaca-se pelas performances especiais de músicas pop, eletrônica e rock com violinos e violoncelo elétrico. Formado em 2016, o grupo ganhou destaque através de vídeos no YouTube, onde arranjos de músicas pop e rock se fundiram às características clássicas dos instrumentos de orquestra acompanhadas por mixagens de uma DJ convidada.  

Desde sua criação, Trítony já se apresentou em grandes festivais e eventos do Brasil como Rock in Rio – 2017 e 2019, The Voice Brasil 2018 e 2019, Rio Open Grand Final – 2020 entre outros. Em 2019 o grupo lançou seu primeiro single e foi eleito pela renomada Djane Mag Brasil como melhor show PERFORMANCE do ano.

Devido à grande versatilidade musical do grupo, Trítony sempre esteve presente em diversos tipos de eventos, abrangendo diversos rítmos e estilos musicais. Através do formato 2 VIOLINOS, VIOLONCELO E DJ o grupo consegue explorar uma grande diversidade de sonoridades, sempre com muita interação com o público. Assim, a cada show, uma atmosfera musical é formada para se aproximar e envolver o público.

Em sua 5ª. edição, o Comgás Transforma já reuniu mais de 40 mil pessoasdesde que foi criado. Passaram pelo evento alguns dos maiores nomes da música, como Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Nando Reis, Família Lima, Mestrinho, Bexiga 70, entre outros. A gastronomia recebeu Paola Carosella, Rodrigo Oliveira, Erick Jacquin, Helena Rizzo, Janaína Rueda, entre outros. Para a criançada já participaram artistas como a Pequena Orquestra Interativa, Três Marias e Um João, A Hora da História.

O evento também conta com praça de alimentação com Food Trucks que oferecem diferentes opções, como Espeto Mais, Have’s (de alimentação saudável), Leki Crepe, Meu Favorito (Burger), entre outros.

O Comgás Transforma é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e Comgás, com patrocínio da Comgás, apoio do Parque Villa-Lobos / Governo de São Paulo, e realização do Gabinete Produções, Marolo, Ministério da Cultura, Governo Federal / União e Reconstrução.

Sobre a Comgás

A Comgás possui mais de 22 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 96 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. A companhia atende mais de 2,6 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A programação é gratuita e para toda família. Saiba mais no link do evento

https://www.comgastransforma.com.br

PROGRAMAÇÃO 2024

10:00 Abertura do evento

10:00 Contação de História com a Cia do Liquidificador

10:00 Início das atividades infantis (até às 16h00)

10:30 Palestra com o Chef Gui Cardadeiro

11:00 Contação de História com a Cia do Liquidificador

11:30 Show com Cavalo e Panda (1ª entrada)

12:00 Palestra com o chef João Diamante

13:00 Show com Cavalo e Panda (2ª entrada)

13:40 Palestra com a Chef Bela Gil

14:40 Show com Trítony

15:40 Palestra com o Chef Olivier Anquier

16:40 Show Yamandu Costa

17:50 Show Simoninha

SERVIÇO

Festival Comgás Transforma 2024

Dia 19 de outubro – Sábado

Horário: 10h00 às 19h00

Local: Parque Villa Lobos – Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001

Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP

Classificação Indicativa: livre

Gratuito

Estacionamento no Local:

Carro: Preço único: R$ 23,00 – Para veículos com entrada, pagamento e saída entre 05h30 e 19h30. OBS: Saída de veículos após 19h30: preço único de R$ 39,00

Vagas limitadas

Sobre o Autor

Preencha seus dados abaixo e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *