Londres – 9 de outubro de 2024 – A illycaffè, marca global de café reconhecida por sua qualidade sustentável e sua ligação única ao mundo da arte contemporânea, continua orgulhosa da sua colaboração com a Frieze London como parceira global oficial de café.
Este ano, a illycaffè optou por realçar a importância dos direitos humanos através da linguagem da arte contemporânea, apresentando as histórias de quatro artistas. Cada artista utilizou a xícara illy como tela para refletir sobre questões culturais, ambientais e sociais importantes, compartilhando suas experiências como mulheres de diversas origens geográficas e sociais. Estas artistas são Simone Fattal, da Síria, Shirin Neshat, do Irã, Monica Bonvicini, de Itália, e Binta Diaw, uma artista milanesa de origem senegalesa. Juntas, criaram a mais recente illy Art Collection, que será apresentada na Frieze de Londres.
O tema criativo da illy Art Collection também adorna o lounge da illycaffè na Frieze London, um espaço onde a beleza da arte e a excelência do exclusivo blend da illy – que reúne apenas 1% dos melhores grãos de Arábica – se juntam. O lounge oferece uma experiência que combina ética, sabor, ciência e criatividade. Expositores e visitantes podem desfrutar do blend exclusivo illy no lounge illy e nos bares da feira.
“Estamos muito satisfeitos por nos associarmos à Frieze London, a prestigiada feira internacional de arte contemporânea, para promover uma importante mensagem de inclusão. Na illycaffè, acreditamos que a arte é um meio privilegiado que une a cultura do café aos valores estéticos e sociais, servindo como um poderoso instrumento para conscientizar e inspirar mudanças. Este ano, a nossa coleção de xícaras conta as histórias de artistas que, com seus estilos únicos, nos convidam a refletir sobre a condição das mulheres em todo o mundo”, comentou Cristina Scocchia, CEO da illycaffè.
A illy Art Collection das quatro artistas estará disponível em conjuntos de 2 e 4 xícaras para café espresso e cappuccino a partir de outubro de 2024. O conjunto será vendido na e-shop da illy, em museus internacionais selecionados, nas lojas illy Caffè e illy Shop, em canais de distribuição de varejo em larga escala e em várias plataformas de comércio eletrônico.
illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 130 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 23 países em todo o mundo. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 595,1 milhões de euros. A rede de marca própria da illy tem 159 pontos de venda em 30 países.