Arte e Cultura

Paço das Artes realiza visita guiada com artistas selecionados na Temporada de Projetos 2024

Dalber de Brito e Julia Gallo percorrem, com o público, suas respectivas individuais “Terra Terreno Terreiro” e “Aguardente”, no dia 14 de setembro. Entrada gratuita

Obras expostas na Temporada de Projetos 2024 #1
(Foto: Lucas Mello_Paço das Artes)

O Paço das Artes, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza uma visita guiada especial com dois dos artistas selecionados na Temporada de Projetos 2024 #1, que segue em cartaz no museu até o dia 6 de outubro. Julia Gallo e Dalber de Brito percorrem, com o público, suas mostras individuais no próximo dia 14 de setembro, sábado. A atividade acontece às 16h e tem entrada gratuita.

Aguardente, projeto individual de Julia Gallo, traz figuras fantasmagóricas em recorte de papel e/ou rabiscadas em grandes suportes, evidenciando o aspecto febril da imaginação. A água e os gases representados sugerem uma atmosfera inebriada para acessar os estados psicológicos da metamorfose humana. Julia teve entrevista e texto crítico escrito por Ana Paula Cohen.

Julia Gallo (Rio de Janeiro, 1997) é artista visual, vive e trabalha em São Paulo. Seus trabalhos têm por procedimento central o desenho, seja como carvão riscando a tela, tesoura cortando papel ou mesmo sombras translúcidas projetadas no espaço. Gallo cria anatomias ficcionais que dão forma a estados de ânimo específicos, dissolvendo a suposta dicotomia entre corpo e alma. Em seus trabalhos, criaturas indizíveis e gestos indecifráveis são vistos em cenas densas e inflamadas, cuja sensação provoca, simultaneamente, sensações familiares e mistérios vitais.

Terra terreno terreiro, de Dalber de Brito, fala de organização e disputas territoriais entre fluxos migratórios a partir da simbologia e materialidade dos cupinzeiros mineiros. Sob o domínio do afeto, “ruídos e roídos” interferem nas estruturas comportamentais da história do país, relacionando as colônias edificadas dos cupins e outros materiais deteriorados com as sociedades precarizadas pelo domínio colonial. Dalber tem entrevista e texto crítico elaborado por Jana Janeiro, com colaboração de Débora Rossi Fantini.

Dalber de Brito (Sabará, MG, 1981) é artista visual, com um percurso que passa por diferentes campos, da luteria ao cinema. Tal trajetória se reflete em criações que vão desde esculturas e instalações até videoperformance, tanto na execução das obras quanto em sua exposição. Sua pesquisa e produção são afetadas por seu corpo, preto, e seu território, a cidade mineira de Sabará, ao mesmo tempo um subúrbio e uma cidade minerária. A partir desse contexto, vem investigando as relações ambíguas na guerrilha de classes na sociedade contemporânea, com seus remanescentes coloniais. Na exposição Terra terreno terreiro, no Paço das Artes, apresenta cinco obras que trazem como elemento comum o cupinzeiro e abordam disputas territoriais em fluxos migratórios.

A Temporada de Projetos é iniciativa de mais de duas décadas reconhecida por abrir espaço no circuito cultural para jovens artistas brasileiros. Com entrada gratuita, o público poderá conferir um projeto de curadoria e dois projetos artísticos. Para a edição deste ano, as exposições foram organizadas em duas etapas, proporcionando, assim, uma melhor adequação do espaço arquitetônico para os artistas e projetos contemplados. Nesta primeira parte, que ficará em cartaz até 6 de outubro, o Paço das Artes recebe o projeto curatorial de Cadu Gonçalves e os trabalhos individuais dos artistas Julia Gallo e Dalber de Brito, selecionados pelo júri formado por Renata Felinto, artista, pesquisadora, curadora e professora na URCA/CE; Renato Araújo da Silva, pesquisador, curador e professor na FAU USP/SP, e Mariano Klautau Filho, artista, pesquisador, curador e professor na UNAMA/PA

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, Vivo, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Telium. O apoio operacional é Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Renaissance São Paulo Hotel, Pipo Restaurante, illycaffè, Sorvetes Los Los e Água Mineral São Lourenço.

Serviço

Visita Guiada | Dalber de Brito e Juliana Gallo

Data: 14.09, das 16h às 17h30

Local: Paço das Artes – Rua Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis – São Paulo/SP

Ingresso: gratuito

Temporada de Projetos 2024 #1

Visitação: 19.07 a 06.10

Horário: terça a sábado, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h

Local: Paço das Artes – Rua Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis – São Paulo/SP

Ingresso: gratuito

Sobre o Autor

Preencha seus dados abaixo e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *