Leonardo, Frida e outros artistas faz um compilado de pintores que se destacaram em seus tempos e contribui para a compreensão de obras que são referências até hoje
A arte e suas expressões estão refletidas em todos os lugares e ditam época, costumes e culturas diferentes. Por isso, entender a história por detrás da expressão artística é mergulhar em um universo que antes não se teria acesso e compreender cada momento da história. E é justamente isso que a obra Leonardo, Frida e outros artistas: oito séculos narrados em mais de cem obras de arte, lançamento da Editora Senac São Paulo, traz para os leitores: a história de artistas plásticos e suas principais criações, convidando a todos para um mergulho pelos museus, galerias e obras de arte.
O título de Camille Jouneaux apresenta artistas importantes, que vão desde Giotto até Banksy – destacando principalmente mulheres, como a mexicana Frida Kahlo, referência em retratar a cultura de seu país e se expressar por meio de autorretratos conhecidos até hoje. Inclusive, neste mês de julho, é celebrado os 70 anos de seu falecimento.
De leitura fácil e didática, a autora propõe uma imersão pelos termos e nomenclaturas do mundo das artes e a composição de um museu para melhor compreensão das obras. Também, ao longo do livro, os artistas e suas obras são apresentados por meio de uma linha do tempo, trazendo uma minibiografia de cada um, fatos históricos que marcaram o seu tempo de vida e, principalmente, a explicação do que simboliza cada quadro e detalhes da pintura, como um zoom na tela, para termos a real ciência da perfeição dos trabalhos apresentados.
No caso da Frida Kahlo, Camille discorre sobre o emblemático Autorretrato com colar de espinhos e beija-flor, e pontua quatro elementos da pintura e o que eles significam, dado o momento de vida pelo qual a pintora estava passando (recém-divorciada do pintor mexicano Diego Rivera e no ápice de sua carreira em 1940). Assim como outros artistas que são reconhecidos por seus estilos e formas, Frida ficou conhecida pelos seus autorretratos que representam mais de um terço das cerca de 150 obras produzidas.
Com esse título, o Senac São Paulo se propõe a contribuir para o acesso à arte de forma didática e a oferecer um amplo conhecimento e instigar um olhar crítico no que diz respeito ao universo das obras.
Ficha Técnica
Leonardo, Frida e outros artistas: oito séculos narrados em mais de cem obras de arte
Autora: Camille Jouneaux
Páginas: 362
Preço: R$ 170
Onde comprar: Editora Senac São Paulo