Também conhecido como “chá com bolhas”, bebida diferenciada de origem taiwanesa conquistou brasileiros com misturas criativas
Popular há mais de 40 anos na Ásia, o bubble tea é um chá com “bolhas” criado em Taiwan que ganhou o Ocidente através de imigrantes ou até turistas que se apaixonaram pelo produto e passaram a consumir. Há dez anos, a bebida chegou ao Brasil e hoje reúne adeptos principalmente entre o público mais jovem, com versões que levam frutas, café e até Yakult.
Conheça as curiosidades sobre o bubble tea e sabores mais tradicionais com Alex Lin, Chief Product Officer (CPO) da Bubble Mix, rede pioneira de bubble tea no Brasil:
Como surgiu o bubble tea?
“Diferentes estabelecimentos alegam ser a origem do bubble tea, mas o que se sabe é que o produto foi criado na década de 1980, em Taiwan, ao misturar chá preto a pérolas de tapioca. O sabor e consistência chamaram atenção da população e o bubble tea foi crescendo organicamente na região”, conta o profissional.
Quais as diferenças do bubble tea taiwanês para o encontrado no Brasil?
“Falando especificamente dos sabores clássicos, não há qualquer diferença entre os bubble teas do Brasil e de Taiwan. Nós mantivemos a tradição e produzimos exatamente como é feito por lá. Tanto é que mais de 70% dos nossos insumos para fazer bubble tea são importados de lá. Mas, por aqui, apostamos também em estilos próprios, que incorporam frutas tropicais, café, chocolate, Yakult, as jellys (balas de gelatina) e os poppings (bolhas saborizadas que estouram na boca)”, esclarece.
Sabores tradicionais
Nutty Mate
Para os arrojados, a sugestão é o Nutty Mate, que integra a erva-mate típica do sul brasileiro ao creme de avelã, que nasceu na Europa e ganhou o mundo. Fria ou quente, a bebida fica incrível de todas as formas.
Indian Chai
Mais famoso chá indiano, o chai é um chá preto composto por diversas especiarias, entre elas canela, gengibre e cravo. Indicado para paladares sofisticados, o Indian Chai é outro que pode ser consumido quente ou frio.
Original
Com um blend de chás preto e mate, que ganham adição de pérolas de tapioca, este é o sabor mais famoso do Taiwan. Pode ser consumido quente ou gelado, ampliando ainda mais as opções ao paladar.
Tiger Mate
À base de chá mate, calda de açúcar mascavo e muita pérola de tapioca, o Tiger Mate é feito para quem é fã dos clássicos e quer uma dose de energia a qualquer hora do dia.
Vanilla Mate
Se a pedida é deixar a vida mais doce, que tal o Vanilla Mate? Casamento perfeito entre chá mate e baunilha, este bubble tea tem o “poder” de equilibrar intensidade com bem-estar.
Jasmine Creamy
O típico chá verde asiático com o doce de leite que é a cara do Brasil. Quente ou frio, o Jasmine Creamy é o amor em formato de bubble tea, só entende quem já provou.
Sobre a Bubble Mix
De inspiração oriental, a Bubble Mix é a maior rede brasileira de bubble tea, bebida de origem taiwanesa que une chás por infusão e pérolas de tapioca caramelizadas. Criada em 2014 no Paraná pelos sócios Rodrigo Balotin, Alex Lin e Rogério Arcanjo, a marca entrou no franchising em 2016 e hoje possui mais de 80 unidades em 17 estados. Com faturamento anual de R$ 29,4 milhões em 2023, a Bubble Mix tem modelos a partir de R$ 190 mil de investimento inicial já com taxa de franquia e utiliza cerca de 70% dos insumos importados de Taiwan. Entre os produtos, estão os tradicionais chás, além de opções com frutas, café e até bubble tea com yakult, chegando a mil combinações de sabores. Saiba mais aqui.